Agora os alunos começaram a perceber que essa quebra na rotina para conversar sobre quadrinhos, e qualquer leitura que seja boa, vai fazer parte da vida escolar deles.
Nessa manhã fomos contagiados com a paixão do colecionador João Paulo, que falou do seu gosto por livros e gibis com muito carinho. O João Paulo começou contando que sua mãe era professora e por isso sempre o insentivou muito a leitura. Desde cedo ele se decobriu um apreciado de gibis, que ele lia na casa de amigos. Ele também ficou doente na infância e durante o tempo que ficou internado se tornou um leitor voraz. Nessa época ele conheceu a coleção do Herry Potter que era sucesso na época e foi uma coleção legal de acompanhar. Outro relato bacana, foi quando ele nos contou que ele lia no ônibus, pois usava esse meio de transporte e não gostava de ficar sentado sem fazer nada, então ele lia. No início da adolescência ele começou a frequêntar a Biblioteca Públia Municipal Rui Barbosa. E explicou como fazer a carteirinha e que qualquer um pode ter uma.
O João trouxe alguns exemplares da sua coleção para que o alunos pudessem ver...entre eles estavam “As aventuras de Tintin”,
“Cortomaltese”, “V”, “Watchmen” e claro a “Turma da Mônica”.
A visita do João Paulo foi muito marcante, percebemos isso pelos relatórios feitos pelos alunos uma aluna do terceiro ano escreveu: “Ele falou que é importante ler. Eu vou ler pelo menos
uma vez por semana.” . Esse o tipo de mudança de comportamento que o projeto de leitura espera alcançar.
Outro fato que percebemos de relevante nos alunos foi como eles despertaram para outros gibis além dos da “Turma da Mônica”, que eles já estavam habituados. Mostrando um interesse muito grande pelas “As aventuras de Tintin”, principalmente os alunos da turma do 3º ano.
As histórias em quadrinhos podem levar para outros caminhos, veja o João Paulo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário