Ao assistir uma leitura ensenada pelas professora Karine e Zenide os alunos puderam se deliciar com as ilustrações incríveis desse livro. E com situações inusitadas como a vizinha que tem um rinoceronte de estimação.
sexta-feira, 1 de agosto de 2014
Vizinho, Vizinha - 22/04/2014
A segunda história a que foi transformada em quadrinhos pelos alunos foi "Vizinho, vizinha" - Roger Mello, com ilustrações de Mariana Massarani e Graça Lima. A história é contemporânea retrata dois vizinhos solitários que se encontram todos os dias, mas estão tão envolvidos com as suas próprias vidas que não abrem espaço para uma amizade.
Ao assistir uma leitura ensenada pelas professora Karine e Zenide os alunos puderam se deliciar com as ilustrações incríveis desse livro. E com situações inusitadas como a vizinha que tem um rinoceronte de estimação.
Ao assistir uma leitura ensenada pelas professora Karine e Zenide os alunos puderam se deliciar com as ilustrações incríveis desse livro. E com situações inusitadas como a vizinha que tem um rinoceronte de estimação.
terça-feira, 8 de julho de 2014
Visita da colecionadora Claúdia
A visita da colecionadadora de
gibis Claúdia foi um momento descontraído e enriquecedor. A Claúdia conversou
coma as turmas de pré misto e 1º ano. Logo no início ela percebeu que eles não
iam se concentrar se ela falasse muito sobre a sua coleção, essa turma é de
crianças menores, ela resolveu usar eu talento de contadora de histórias, que
ela desenvolveu em sua profissão já que ela é bibliotecária. E foi um sucesso,
ela contou algumas histórias da Turma da Mônica que ela gosta, falou dos seus
personagens preferidos e também ouviu o que os alunos gostam.
Um momento divertido foi quando a
Claudia contou que quando as pessoas gostam muito de ler elas desenvolvem uns hábitos
engraçados ela precisa ler antes de dormir nem que seja apenas algumas páginas,
já as filhas delas gostam de ler gibis no banheiro, isso rendeu muitas risadas.
Ela falou que há pessoas que gostam de ler em ônibus e em viagens. Dessa forma
percebemos que ler é uma boa opção em qualquer situação.
Visita da Leoni
A muito tempo atrás, no tempo em que as televissões não eram comuns nas casas das pessoas e não tinham cor, sim há um tempo atrás as televissões eram em preto e branco. Existia uma menininha que ouviu falar do Sítio do Pica Pau Amarelo, e começou a assistir escondida de seus pais, porque a televissão só podia ser ligada aos domingos na casa dela. E o programa passava nos dias de semana no finalzinho da tarde. Ela fez isso por muito tempo, mas um dia o pai descobriu ela apanhou uma boas palmadas. Mas, o pior foi não poder asssistir ao casamento da Narizinho, personagem principal da série.
A menininha começou a ficar muito triste e a sua professora percebeu e conversou com ela e se comoveu. E nesse tempo os livros eram tratados como objetos "sagrados", tão sagrados que não deveriam nem ser tocados ou lidos. Eles ficavam guardados dentro de armários. Mas, aquela professora burlou as regras e pegou o livro na biblioteca escondida e emprestou para a menininha. Que se deliciou com a história.
E muitos anos depois quando a menininha assistiu o episodio em que a Narizinho casava ela se decepsionou, pois quando ela imaginou a partir de sua leitura tudo tinha sido mais bonito.
Foi contanto esse relato da sua infancia que Leoni nos deliciou ao contar um pouco da sua história de leitora.
A escritora contou também sobre seus processos criativos e como foi difício seu processo para tornar-se ilustradora. Para ela as vezes é necessário fazer um desenho grande e depois dimínui-lo. Seus desenhos são feitos contornados com canetinha preta e coloridos com giz de cera.
Nesta visita a ideia era contar sobre o seu livro "Joca e o túnel do tempo". Mas, a escritora não se deteve e relatou sobre várias de suas obras.
domingo, 15 de junho de 2014
Visita do colecionador de HQs João Paulo Bernardes 10/04/2014
Agora os alunos começaram a perceber que essa quebra na rotina para conversar sobre quadrinhos, e qualquer leitura que seja boa, vai fazer parte da vida escolar deles.
Nessa manhã fomos contagiados com a paixão do colecionador João Paulo, que falou do seu gosto por livros e gibis com muito carinho. O João Paulo começou contando que sua mãe era professora e por isso sempre o insentivou muito a leitura. Desde cedo ele se decobriu um apreciado de gibis, que ele lia na casa de amigos. Ele também ficou doente na infância e durante o tempo que ficou internado se tornou um leitor voraz. Nessa época ele conheceu a coleção do Herry Potter que era sucesso na época e foi uma coleção legal de acompanhar. Outro relato bacana, foi quando ele nos contou que ele lia no ônibus, pois usava esse meio de transporte e não gostava de ficar sentado sem fazer nada, então ele lia. No início da adolescência ele começou a frequêntar a Biblioteca Públia Municipal Rui Barbosa. E explicou como fazer a carteirinha e que qualquer um pode ter uma.
O João trouxe alguns exemplares da sua coleção para que o alunos pudessem ver...entre eles estavam “As aventuras de Tintin”,
“Cortomaltese”, “V”, “Watchmen” e claro a “Turma da Mônica”.
A visita do João Paulo foi muito marcante, percebemos isso pelos relatórios feitos pelos alunos uma aluna do terceiro ano escreveu: “Ele falou que é importante ler. Eu vou ler pelo menos
uma vez por semana.” . Esse o tipo de mudança de comportamento que o projeto de leitura espera alcançar.
Outro fato que percebemos de relevante nos alunos foi como eles despertaram para outros gibis além dos da “Turma da Mônica”, que eles já estavam habituados. Mostrando um interesse muito grande pelas “As aventuras de Tintin”, principalmente os alunos da turma do 3º ano.
As histórias em quadrinhos podem levar para outros caminhos, veja o João Paulo...
sábado, 14 de junho de 2014
Visita do colecionador de HQs Ariston Jr. 20/03/2014
A primeira visita de um colecinador de HQs foi um momento muito aguardado pelos alunos. A grande maioria estava ansiosa e para marcar o evento, a escola organizou um momento todo especial, os 80 alunos se reuniram no período da tarde para ouvir um pouco da tragetória de leitor do jornalista Ariston Jr.
Para que o momento fosse especial tivemos o apoio do professor Ian, de música, que conseguiu entrenter e animar os alunos enquanto eles aguardavam o colecionador.
Quando o Ariston chegou os alunos já estavam inqueitos. Mas, foi só ele começar a conversar com eles que o foco foi total para sua história de colecionador. O Ariston relatou que começou a ler muito cedo, incentivado pelos pais, que lhe presenteavam com gibis de super-heróis, seus favoritos eram o Batman e o Super-Homem. Contou também que na adolescência lia muito...e foi nessa época que começou sua coleção que hoje já ultrapassa 2.000 títulos. Salientou que gosta de ler livros e também faz coleção de CDs. "Quem lê não comete erros bobos na hora de escrever", ele ressaltou para os alunos.
Depois do bate papo, chegou a vez dos alunos perguntarem! Bom, ai saiu de tudo, se demorou para acunular tantos gibis, quantos livros ele têm, se custaram caro...a lista foi grande. Mas, o Ariston atendeu a todos e matou muitas das curiosidades que essa galerinha tem adquirido a cerca desse universo dos quadrinhos.
sexta-feira, 13 de junho de 2014
A Quarta-feira de Jonas (10/03/2014)
A primeira ação do projeto de leitura 2014 foi a leitura dramatizada "A Quarta-feira de Jonas" - Socorro Acioli, que tem um enredo voltado para o meio ambiente, mas mostra um menino que gosta muito de ler gibis e faz coleção deles. Durante a leitura os alunos prestigiaram um momento cultural e despertaram uma curioridade em ler a história e a cerca do gosto do personagem em colecionar gibis.
Professora Karine caracterizada de Jonas. |
Professoras Karine e Zeneide comemorando a volta dos golfinhos. |
Para que os alunos possam se apropriar da linguagem das HQs os alunos construíram tirinhas baseados em trechos da história "A Quarta-feira de Jonas" Abaixo a atividade realizada pelos alunos Pedro e Renata da turma do 3º ano da professora Zeneide:
Projeto de leitura 2014: "Todas as histórias em quadrinhos"
Objetivo: "Estimular o gosto pela leitura tornando-a prazerosa ao explorar as Histórias em Quadrinhos".
A leitura é a extensão da escola na vida das
pessoas. [...] A leitura é uma herança maior
do que qualquer diploma. (CAGLIARI, 1997).
Nosso projeto de leitura tem como base as histórias em quadrinhos (HQs) e no prazer que elas podem proporcionar aos leitores. Por se tratar de uma leitura dinâmica e atrativa devido a leitura de imagens que esta vínculada a leitura de texto em seu gênero textual.
Para evidenciar que a leitura pode ser um passatempo interessante e prazeroso, convidamos colecionadores de gibis mensalmente para conversar com os alunos. Não existe pessoa melhor para exercer uma influência positiva nos alunos do que alguém apaixonado por leitura aponto de dedicar tempo e zelo à uma coleção.
Outra ação permanente é o momento de leitura diário que deixa a disposição dos alunos um váriado número de gibis disponibilizados pela Gibiteca da Católica entre outros gêrenos literários como os livros disponibilizados pela Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, além do acervo da escola.
Para que os alunos desenvolvam afinidades com a linguagem dos gibis, mensalmente também são realizadas leituras de um disitinto gênero textual que despois são transformadas em HQs. Essas, vão compor um gibi para cada aluno, que será exposto no museu Emílio da Silva.
Para evidenciar que a leitura pode ser um passatempo interessante e prazeroso, convidamos colecionadores de gibis mensalmente para conversar com os alunos. Não existe pessoa melhor para exercer uma influência positiva nos alunos do que alguém apaixonado por leitura aponto de dedicar tempo e zelo à uma coleção.
Outra ação permanente é o momento de leitura diário que deixa a disposição dos alunos um váriado número de gibis disponibilizados pela Gibiteca da Católica entre outros gêrenos literários como os livros disponibilizados pela Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, além do acervo da escola.
Para que os alunos desenvolvam afinidades com a linguagem dos gibis, mensalmente também são realizadas leituras de um disitinto gênero textual que despois são transformadas em HQs. Essas, vão compor um gibi para cada aluno, que será exposto no museu Emílio da Silva.
Referência:
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 10º ed. São Paulo. Scipione, 1997.
Assinar:
Postagens (Atom)